Trata-se de um procedimento a laser feito para aumentar a funcionalidade do trabeculado (sistema de drenagem ocular) e diminuir a pressão intraocular. Este procedimento não deixa cicatrizes e pode ter sua duração até 2 anos a depender da resposta do paciente. Pode ser repetido assim que seu efeito acabar caso seja indicado pelo médico oftalmologista. É importante ressaltar que deixa menos efeitos colaterais nos olhos em comparação aos colírios para glaucoma.
Indicado para:
Terapia primária ou adjuvante em pacientes com hipertensão ocular, glaucoma primário de ângulo aberto, glaucoma pseudoexfoliativo, glaucoma pigmentar, entre outros.
Como funciona?
É um procedimento ambulatorial, não necessita anestesia dentro do centro cirúrgico. O paciente recebe anestesia por meio de colírio anestésico e colírio de pilocarpina. O paciente é posicionado sentado e são realizados disparos diretamente no trabeculado (sistema de drenagem ocular) melhorando a resposta ao escoamento do humor aquoso (líquido produzido pelo olho). O procedimento dura em média 20 minutos. Não é necessário dilatação das pupilas. É importante que o paciente venha acompanhado de um responsável maior de 18 anos.

