Glaucoma

Glaucoma é uma neuropatia óptica que lesiona diretamente o nervo óptico.

Atualmente é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e deve ser diagnosticada e tratada precocemente. O principal fator de risco é a pressão intraocular aumentada, porém nem todos os tipos de glaucomas cursam com o aumento da pressão intraocular.

Os principais fatores de risco para o glaucoma são: pressão intraocular aumentada, idade avançada, histórico na família, espessura corneana fina, uso crônico de corticoides, miopia, afrodescendência, entre outros.

Existem diversos tipos de glaucoma, sendo os principais grupos o glaucoma primário de ângulo aberto e o de ângulo fechado. Os dois tipos cursam com lesão no nervo óptico por  mecanismos diferentes.

O glaucoma de ângulo aberto é o mais comum no Brasil e cursa com poucos sintomas. Geralmente o paciente é orientado da suspeita diagnóstica durante uma consulta de rotina. Por outro lado, o glaucoma de ângulo fechado pode se manifestar por meio de crises de dor de cabeça que podem durar anos. Pode ser desencadeado por algum medicamento que agrave este tipo de glaucoma, como por exemplo alguns tipos de antidepressivos. Este tipo de glaucoma pode levar a uma crise de glaucoma agudo, o quadro mais grave de glaucoma, em que o paciente perde a visão subitamente associado a dor ocular intensa e vermelhidão nos olhos.

 

Sintomas:

  • Maioria é assintomático, ou seja, poucos sintomas;
  • Piora progressiva da visão periférica;
  • Dor ocular súbita ou recorrente;
  • Vermelhidão ocular;
  • Esbarrar nos móveis ou bater o carro ao trocar de pista;
  • Lacrimejamento excessivo.

 

Causas

  • A causa do glaucoma primário de ângulo aberto ainda é desconhecida;
  • Para o glaucoma primário de ângulo fechado, os pacientes que apresentam o diâmetro do olho menor (hipermetropia) podem ter uma pré disposição anatômica para este tipo de glaucoma, que é piorado à medida que a catarata aumenta. É necessário cuidar com o uso de determinados remédios como algumas classes de antidepressivos, anticonvulsivantes, para retenção de urina, entre outros.

 

Não é possível diagnosticar e estagiar o glaucoma somente com a consulta oftalmológica. É necessário realizar a propedêutica para glaucoma (também conhecida como check up para glaucoma), que consiste na realização dos exames a seguir para o correto diagnóstico e acompanhamento da doença.

Você está em excelentes mãos

Dra. Gabriela Coutinho Cavalieri

CRM/SC 22.348 | RQE/SC 19.719

Dra. Gina Carriero Lima

CRM/SC 4.548 | RQE/SC 21.311

Os exames que você busca com o cuidado que você precisa

Agende sua consulta
Fale conosco