- Trabeculectomia com mitomicina: é a cirurgia mais tradicional do glaucoma. Ela consiste em realizar o desvio do líquido que está em excesso dentro do olho aumentado a pressão intraocular para a conjuntiva. A cirurgia dura em torno de 30-40 minutos, em geral é utilizada anestesia local, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia e deverá realizar o acompanhamento médico semanalmente no primeiro mês ou mais caso seja necessário.
- Implante de drenagem valvulado: esta cirurgia antiglaucomatosa geralmente é realizada em casos específicos onde o paciente apresenta uma inflamação exacerbada ou que já tenha realizado a cirurgia tradicional do glaucoma sem sucesso.
- Ciclofotocoagulação: é a técnica cirúrgica realizada para diminuir a produção do humor aquoso, líquido produzido dentro do olho. É realizada com laser sobre a conjuntiva do paciente.
- Cirurgias micro invasivas de glaucoma (MIGS): são técnicas inovadoras realizadas em pacientes com glaucoma leve a moderado que tem a característica de ser menos invasiva por não realizar pontos na maioria dos casos. Atualmente, pode ser realizar com ou sem implante de dispositivo de drenagem (Gonioscopy-assisted transluminal trabeculotomy – GATT ou implante do iStent ®).

