Na consulta, o médico especialista em acupuntura, avalia o estado clínico da pessoa e solicita, se necessário, para complementação diagnóstica, exames laboratoriais e ou exames de imagem, entre outros, iniciando a proposição terapêutica.
A inserção das agulhas de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A informação gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Então, deflagra a liberação de substâncias químicas, conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes.
Efeitos de alívio da dor, como em casos de dores de cabeça, dores de problemas no sistema musculoesquelético (coluna, músculos, articulações, tendões).
Efeito anti-inflamatório e relaxante muscular.
Efeitos moduladores nas disfunções sistema digestivo, respiratório, imunológico e distúrbios do sono.
Efeitos auxiliares nas alterações emocionais.
AGULHAMENTO EM DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS
Trata-se de agulhamento aplicado em músculos disfuncionados , com a finalidade de restabelecer a dinâmica fisiológica, aliviando dores e outros sintomas musculoesqueléticos.
A abordagem neurofuncional, empregada em sua utilização, confere a esse procedimento maior resolutibilidade, tanto na desativação dos chamados pontos gatilhos miofasciais como no restabelecimento da funcionalidade muscular e articular. Existe também, sinergismo, com a acupuntura e a eletroestimulação.
A ACUPUNTURA NEUROFUNCIONAL
A Acupuntura Neurofuncional é uma técnica terapêutica que se utiliza de agulhas de acupuntura ou de outras modalidades de estímulo mecânico ou físico para produzir efeitos neuromodulatórios somáticos. Para tanto, qualquer zona neurorreativa do corpo humano pode ser alvo das intervenções, desde que relacionada previamente a um diagnóstico de sensibilização neural, seja ao nível local, medular ou cerebral.
A escolha e a profundidade dos locais a serem estimulados dependem, em geral, das propriedades neurofisiológicas das estruturas que estão sendo estimuladas e dos efeitos previsíveis sobre a disfunção orgânica diagnosticada.

